sábado, 22 de janeiro de 2011

CADERNO DE LEITURA

Estive com problemas para atualizar o blog. Muita coisa para fazer, um bebê serelepe para dar atenção, diários, provas, ... Mas estou de volta e com uma novidade bem interessante.
Quem é professor de português de escola pública sabe bem como é difícil trabalhar a leitura. Não temos exemplares suficientes de um mesmo título para trabalhar com uma turma inteira, os alunos não podem adquirir o livro paradidático...
Pensando nisso, resolvi criar um material para que pudesse usar com meus alunos. Escolhi um livro do domínio público, o que nos permite utilizá-lo sem problemas de exibição ilegal. O primeiro que eu escolhi foi o "20 mil leguas submarinas", do Júlio Verne.
Minha proposta é fazer a leitura em sala do livro, com o auxílio do "data show". Temos que utilizar os recursos que o governo manda para as escolas! O "data show" é uma mão na roda. É uma pena que muitos de nossos colegas professores ainda estejam no tempo das cavernas e não aproveitem essas tecnologias. Sim, mais voltemos ao projeto de leitura.
Vi umas coisas na internet e conversei com outros colegas sobre como cobrar a leitura dos alunos e surgiu a idéia de um caderno de leitura. Algo que fosse sobretudo, divertido para o aluno, agradável. Nada daquela coisa de após a leitura do livro fazer uma prova e pronto. Assim estou elaborando meu primeiro caderno de leitura. Olhem e depois me digam o que vocês acham das atividades. Se quiserem aproveitar a idéia, fiquem a vontade para reproduzir o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário