sábado, 19 de novembro de 2011

JOÃO GUIMARÃES ROSA


João Guimarães Rosa nasceu em Minas Gerais, em 1908, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1967. Pelas inovações que introduziu na linguagem literária, é considerado um marco na história da nossa literatura. Exerceu, também, cargo de diplomata.
  Partindo de elementos regionais - dedicou-se a escrever sobre o homem dos sertões de Minas Gerais - aprofundou-se na sondagem dos problemas que inquietam o ser humano de qualquer lugar e tempo - o sentido da vida, a existência do bem e do mal, a idEia de Deus -, conferindo assim uma dimensão metafísica à sua obra.
  Na elaboração de seu estilo, utilizou vários processos, como a criação de palavras, o aproveitamento do linguajar regional e a exploração dos aspectos sonoros da linguagem, impregnando sua prosa de elementos poéticos.
  Extraindo do regional matéria para a criação de uma obra de sentido universal, revigorou a literatura brasileira, firmando-se como um dos escritores mais importantes da segunda metade do século XX.
  Obras: Grande sertão: Veredas, Sagarana, Primeiras estórias, Tutaméia, Estas estórias, Corpo de Baile.

Adaptado de Estudos de literatura brasileira. Douglas Tufano. In.: PRATES, Marilda. Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa: reflexão e ação. São Paulo: Moderna, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário