MENINO DO
RIO DOCE
E com o seu
amigo morto
nas águas
do rio-irmão
o menino aprendeu
que assim vivem
os rios.
E o menino chorou
um rio de
lágrimas,
alimento do rio
que vai passando.
Como tudo vai
passar.
O menino brincava
no rio,
o menino brincava
com o rio
como brincam os
moleques
parceiros do
mesmo tempo,
pois que o rio
tem a idade
de quem brinca,
vive ou morre
no rio
que, passando sob
a ponte,
é o tempo feito
de água.
Vai indo o tempo,
vai indo...
vem o rio, o rio
vai
e o menino tem
que ir.
Cada um passa a
seu modo.
O menino
foi crescendo
como o rio,
quando chove,
só que água sem
retorno.
E só aí descobriu
que, menino,
olhava menos
para o lado de
onde vinha
o rio descendo a
serra.
Seus olhos
estavam sempre
voltados para o
poente,
para onde ia o
rio,
flecha apontada
prum alvo
que o menino não
via.
E, no ar, uma
pergunta
nunca feita (todo
dia):
"Onde vou
cravar meu rio?".
O rio ensinou,
porém,
que, um dia, o
menino
ia dividir-se em
dois
e, do seu jeito,
partir
(pois que pelo
rio
vai-se para o
mundo):
os braços feitos
braçada,
os pés botados na
estrada,
a sua estrada é o
rio.
ZIRALDO. In.: PRATES, Marilda. Encontro
e Reencontro em Língua Portuguesa: reflexão e ação. São Paulo: Moderna,
1998.
VISÃO
CRÍTICA: FALA, LEITURA E ESCRITA
Registrando
Estrutura do texto
O texto Menino
do Rio Doce é um poema.
O poema tem
versos.
Cada linha do
poema é um verso.
A estrofe é
formada pelo conjunto de versos. O conjunto de versos forma uma estrofe. As
estrofes formam o poema.
Há poemas que
têm rima (final de palavra, no verso, com som igual a palavras de outros
versos).
Veja: dia - via
Outros, não têm
rima. São versos chamados livres.
1. Quais as rimas
que podemos encontrar no poema em questão?
2. Podemos
perceber, nas entrelinhas, que o menino do Rio Doce perdeu um amigo nas águas
do rio-irmão. Como reagiu o menino diante dessa perda? Comprove sua resposta
com versos do poema.
3. Leia os versos
da 2ª estrofe e comente-os.
4. O rio segue o
seu caminho. Vai encontrar o mar. O menino tem que ir. Ao encontro de quê? De
quem?
5. Explique o
verso "Cada um passa a seu modo".
6. Comente os
cinco primeiros versos da 4ª estrofe. Que comparação faz Ziraldo no poema? Por
que faz essa comparação?
7. Que descoberta
fez o menino? Que força contêm os versos "flecha apontada prum alvo que o
menino não via"?
8. "Onde vou
cravar meu rio?" Você entendeu a mensagem, o contexto da pergunta? Você já
se fez essa pergunta? Sim ou não? Como isso aconteceu? E que respostas você
obteve?
9. Na última
estrofe, o autor mostra o amadurecimento do menino. Que versos são mais fortes
para demonstrar isso?
10. Observe:
rio : braçada
mundo : pés na
estrada
É o que os
últimos versos nos fazem visualizar.
Comente esses
versos e conclua sobre o texto.
Bom, mas podia ter as respostas
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