domingo, 13 de novembro de 2011

Leitura e Escrita 2

Como comecei a escrever
         Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana, aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.
         Papai era assinante da "Gazeta de Notícias", e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
          Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.
          Daí por diante as experiências foram-se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a literatura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive a sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
        Então, começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café-sentado (pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.
Carlos Drummond de Andrade 

        Após a leitura do texto de Drummond, conversamos sobre a experiência de cada um com a aquisição da leitura e suas experiências com a leitura e a escrita desde então. A proposta escrita foi colocar essas experiências em um texto autobiográfico. Confiram os resultados nos comentários abaixo.

63 comentários:

  1. COMO COMECEI A ESCREVER

    No ano de 2009,foi quando comecei a escrever.Nem sempre gostei de ler,mas sempre gostei de ouvir histórias que os meus professores contavam.Alguns dos meus professores contavam histórias de livros e outros,histórias que tinham acontecido com eles.
    Na hora de escrever textos,poemas e outras coisas mais,eu tinha um pouco de dificuldade em algumas palavras.Sempre tirei dúvidas com os meus professores como se escrevia as palavras corretamente.
    Eu gostava de ler crônicas.Era onde eu via fatos refletindo avida.
    Alguns dos meus textos mostrei para os meus amigos.Eles caçuavam dos meus textos,fazendo eu me sentir um fracassado,incapaz de escrever alguma coisa.Mas nem por isso vou desistir do meu sonho de me torna um grande escritor.

    Arimateia Martins 7ºB

    ResponderExcluir
  2. eu aprendi a ler quando eu tinha sete anos de idade,apesar o tempo ser muito curto e sem ninguém para me ensinar,eu peguei um livro e fui juntando letra com letra e aprendi,simplesmente sozinha e até hoje me sinto muito satisfeita com minha leitura e principalmente com a minha escrita.

    A minha escrita é boa,as vezes eu tenho dúvida aqui ali sempre alguém tem dúvidas isso é uma coisa normal,que qualquer um pode ter.e eu sou uma delas.aprender a ler foi algo muito importante e sempre será para mim,porque quanto servirá agora como no futuro.

    Agradeço a deus todos os dias por cada um ter possibilidade de aprender e viver,de maneira que pode e que sempre poderá.

    minha mãe me diz thays até hoje acho incrivel voce ter aprendido a ler sozinha ,e como sempre eu falo, mãe nada pra deus é impossivel.

    "si pra voce nada faz sentido nas pequenas coisas da vida ,para um pouco pra pensar e refleti como tem algo importante como voce."

    ass:thays 7ºb

    ResponderExcluir
  3. MINHA VIDA NA ESCOLA

    Quando eu comecei a estudar ,fui conhecendo as palavras e aprendendo a ler , quando eu estava aprendendo a ler pensei que numca iria aprender.
    Eu nao sabia para que servia os estudos,acordar todo os dias bem cedo para ir a escola ,fazer aquelas tarefas,e eu pperguntava para minha mãe para que serve os estudos e ela dizia que e para ter um futuro bom,mas eu nao entendia.Quando eu aprendi a ler todas as palavras que via na minha frente ia logo tentando ler,ai fui aprendendo mais .E passando de ano e bagunçando ate que cheguei a 6º ano e repeti de ano, e levei um carão dos meus pais,ai eu mim interessei a ter gosto pelos estudo e passei de ano e fui para o 7º ano , e hoje sou um aluno que gosta de estudar e de ler e tambem de fazer todas as tarefas


    JoÃO 7º ANO B

    ResponderExcluir
  4. eu aprendi a ler quando eu tinha 9 anos mas eu pensava que não ia saber ler, mas a minha mãe falu wellington , todo mundo vai saber ler mas eu não aprendia .quando eu tinha 12 anos , eu gostava de ler lobo mau ............
    wellington 7ºB

    ResponderExcluir
  5. Quandoi eu aprendi a ler e escrever

    Quando eu comecei a escrever no ano de 2004, fiquei muito fascinado com cada letra cada palavra que a gente pode formar,com cada letra cada palavras estranhasque a gente nen imaginava que ia usar no nosso vocabulario e e dai fui pegando gosto pela escita mas se bem que ate hoje nao gosto muito de escrve.
    ja na leitura senpre fui desenpenhado aler gosto muito de ler ate quando nao estou fazendo nada quando eu fazia, 6ºserie a professora lucia porto senpre me dava livrinhos para eu ler quado foi um belo dia a pofessoora chegou e disse assim.
    - Nailton eu truxe muito bom para você, vá se assustar com a grossura.
    - nao professoranao importa a grossura e so você mi dar que eu leio mas ven car qual e.
    -a menina que roubava livros :
    -a menina ladrona de livros "kkk risadas"
    -nao a menina que roubava livros assim agora eu entendi.
    -mas me dar ai que eu estou louco para começar a ler este livro.

    ResponderExcluir
  6. Quando comecei a ler

    Comecei a ler as 4 anos de idade no jardim II no ano de 2002. Comecei a ler tão cedo assim pois minha mãe era muito rigida comigo. Adorava ler varios livros, crônicas e outros. Um dos livros que eu adorava ler era Os três porquinhos. Ate hoje amo a leitura, e é isso ai !

    Poor: Sandy Stephany

    ResponderExcluir
  7. "Eu aprendi a ler com 7 anos de idade.
    eu juntava letras com letras,é asiim que eu começei a ler,de pouquinho.
    eu gostava de ler tudo o que eu via.
    Aos 10 anos aprendi a ler qualquer cooisa.quando a gente é pequena é muito dificil de aprender,é quando cresce fica muito mas facil

    De: Sara kelly

    ResponderExcluir
  8. Eu começei a escrever no jardim de infancia fiz letras feias e levei um carão da professora,que me pediu para fazer letras bonitas para poder assim eu me distacar na sala de aula.
    Com o passar do tempo fui estudar no Colégio Antonio Dias Macedo,depois fui para o reforço,onde melhorei minha caligrafia.Desde essa época começei a fazer caligrafia,e então minha letra melhorou muito e ai foi só elogios.
    Como sou bastante criativo mudei meu modo de escrever com o outro tipo de letra,mas foi só reclamação tanto no colégio,como no reforço escolar.
    Procurarei continuar com minha letra cursiva,pois só assim minha caligrafia irá ficar 100%.

    Christian 7º ano A

    ResponderExcluir
  9. Quando comecei a ler

    Comecei a ler com 4 anos, estudava na escola Universo da criança. Mais eu detestava estudar lá pois a escola era ruim.
    Depois comecei a estudar na escola rainha da paz, e la aperfeiçoei a minha leitura e escrita. Melhorei bastante, e até hoje gosto de ler.

    Fernanda Alves

    ResponderExcluir
  10. Eu aprendi a ler eu tinha 5 anos,na alfabetização.
    eu não sabia ler muito,mas pelo menos eu sabia.Minha mãe achou muito bom,imagina eu .
    Eu estava achando maravilhoso,a minha professora era muito legal.o nome dela é sandra.
    Escola infantil e fundamental Edith Braga. mais eu fui crescendo aprendi a ler melhor sai do Edith agora estou no Zequinha.

    Israel pereira 7 ano a manha

    ResponderExcluir
  11. Como comecei a escrever
    Quando eu era mais nova ,minha família viajava muito .e eu,como toda criança quando vê um brinquedo,ficava fascinada com aqueles grandes,coloridose chamativos letreiros.Eu e minha prima ficavammos horas fazendo competiçoes de quem lia mais letreiros.Eu era tão apaixonada por ler que todos os dias,quando eu chegava da escola,eu lia um pedaço de um romance.Já era minha rotina passar noites lendo.As pessoas diziam que eu precisava sair,me distrair,mas eu nao ligava ,era como um imã.As vezes eu esta com sono,cansada,mais eu precisava ler mais um capitulo daquela interessante historia de amor.ler é uma dádivaque nem todos consegem ter,mais os sortudos que tem não dão valor.
    Mayra kelly 7 ano A

    ResponderExcluir
  12. quando eu aprendi a ler foi como se ue ja tivesse gabhado um trofeu,adoro ler,primero livro que eu ganhei foi o Diario da biloca.


    alice ferreira 8ºano

    ResponderExcluir
  13. A leitura pra mim é muito essencial , pois sem ela não teria chegado ate aqui , infeslimente não me lembro quando começei a ler e a escrever , mas sei que não foi muito dificil! Meu primeiro livro foi 'Os tres mosqueteiros ' mas não sei o autor desse livro . =)

    Débora 8 ano

    ResponderExcluir
  14. Leitura e escrita

    Quando eu era criança, sempre Passei Andando pelas ruas Vendo folhetos entre outros, E sempre me despertou uma vontade gigantesca o que estava ali escrito naquele folheto,Revistas,Jornais... Assim começou a minha grande batalha pois no commeço não é facil, Assim começei aprender A ler com uma leitura de imagem, Depois de um certo Tempo começei a ler Historias em quadrinhos "gibis", Sempre achei interessante.
    O apoio da familia e das professoras foi essencial, Mas infelismente pessei por momentos dificéis quando não sabia Ler e nem escrever.
    Um certo dia, Uma pofessora Me chamou Pra ler em frente de para todos os outros alunos, Infelismente Não consegui,Fiquei muito nervoso por que todos estavam me olhando e rindo da minha leitura, Mas com um certo tempo consegui ler.
    Assim até assim fui lendo, lendo e evoluindo cade vez mais, E assim sou eu, até hoje lendo muitos livros interresnates e praticando cade vez mais a arte de ler e a escrita de textos.

    Diego Brito 8º A.

    ResponderExcluir
  15. A minha primeira esperiencia com a leitura foi tambem a primeira com a escrita meu pai me ensinava a escrever o meu nome toda vez que ele chegava do trabalho e assim eu aprendi o meu nome e depois eu fui a escola para a alfabetização.


    cindy viana 8ano

    ResponderExcluir
  16. Uma experiência que tenho para compartilhar é essa.

    À alguns anos, quando eu fazia a quinta série (eu acho), a professora Ilna pediu para algum aluno ler um texto. Eu fiz sinal que gostaria de ler (pensando eu que iria ler sentando na cadeira), quando ela pediu para levantar-me e ir parar a fente da sala.

    Fui muito nervoso, mas fui. Enquanto lia o texto, estava com aquele embrulho na barriga e suando de nervosismo. Lí, não sei se muito bem, mais lí.

    Ela agradeceu pela minha leitura e disse que eu tinha lido muito bem.

    Aparitr desse dia tenho tomado gosto pela leitura e lido cada vez mais...

    Plácido Sampaio, 8° ano A

    ResponderExcluir
  17. Leitura e escrita.

    Quando eu era pequeno, ainda não ia a escola, e via outras crinaças lendo livros infantis e isso me dava muita vontade de aprender. Pois todos os meus colegas já sabiam ler e escrever.
    Em um outro dia perguntei para a minha mãe porque não ia pra escola, ela disse que eu era pequeno demias para frequentar a escola.
    Mas depois de algum tempo ela me matriculou na escola, e assim fui desconbrindo o mundo que estava reservado pra mim como a leitura e a escrita.
    Como todos no começo tem dificuldades para ler eu não fui diferente uma vez lie na frente de todos os meus colegas de sala, e infelismente todos riram da minha leitura desastrosa.
    E Isso o que aconteceu me incentivou cada vez mais ser o melhor a ler e escrever, e até hoje escrevo e leio muito bem.

    Antonio marcos. 8ª

    ResponderExcluir
  18. Eu aprendi a ler com apenas 4 anos de idade,com 4 anos eu ja sabia ler um pouco,lia algumas palavras e outras não,mas com 5 anos já estava aperfeiçoando mais a minha leitura.
    Não lembro qual foi o livro que eu indentifiquei-me mais,mas gostei de todos os livros que eu li até hoje,todos eram interessantes.
    Hoje eu tenho 13 anos de idade e cada vez vou aperfeiçoando mais ainda minha leitura.
    Não gosto de ler todo dia,mas as vezes fico com vontade de ler,e leio histórias nos livros,gosto mais de livros de aventura,não gosto de livros de terror e nem de suspense.
    Hoje leio muito bem e escrevo com facilidade!!

    Guilherme 8º Ano A

    ResponderExcluir
  19. A minha experiência com a leitura e muito fraca.
    Eu aprendi a ler na alfabetização.
    Não sou muito chegado a leitura o unico livro que eu leio e a biblia.
    Proucuro ler mas ,mas minha auto estima esta la em baixo.
    Hoje me deu uma vontade de ler , ao chegar em casa vou ler.
    Toda vida que eu saia de carro eu nao conseguia parar de ler.
    Eu já apostei com um colega assim: na minha antig escola eles tinham livros paradidaticos para comprar então então apostei que terminava de ler primeiro.Quem ganhou eu não me lembro.
    Eu não gosto de ler mas para o bem da minha leitura vou começar a ler.

    Renê Nepomuceno Sampaio.- 8°ano

    ResponderExcluir
  20. Qando,eu comecei a ler eu não parava mais toda vida que eu ia a algum lugar eu lia tudo que eu via mas como eu aida estava soletrando eu não lia muito bem depois que apredir pravaler eu não parava mais de ler. Eu pegava os livros dos meus imãos, de amigos eprestado,antes de aprende aler eu estava tentando a escreve aprimeira palavra que eu escrevi foi meu nome.
    Nesse dia eu fiquei muito feliz por que todas minhas amiga sabiam escreve e eu não,mas hoje em dia eu gosto mais de escrever do que ler.

    Ana Isla

    ResponderExcluir
  21. A minha primeira, experiencia com a leitura foi em casa com minha mãe, eu aprendi a escrever uma carta dos dias das mães
    perguntando a ela as letras do alfabeto.eu sempre tive vontade de escrever uma carta pra minha mãe porque eu sempre vi meus amigos escrevendo cartas no dias das mães eu tinha tanta vontade de escrever uma carta pra minha mãe que num dia das mães eu sentei e conversei com ela eu queria tanto escrever uma carta pra você mais eu num conheço as letras do alfabeto ela mim ensinou a fazer esta carta e eu fiquei muito feliz........ Paullo Henrique;) 8°A

    ResponderExcluir
  22. leitura e escrita
    Quando eu era criança,eu gostava muito de brincar não dava valor aos estudos,nunca gostei de estudar não sabia ler nem escrever,estudo para mim era uma bola de futebool
    mal eu ia para escola porque eu ia jogar bola ou brincar
    com a meninas de esconde esconde,pega-pega e outros besteiras, mas quando conhecie a leitura eu me apaixonei pela leitura e pela escrita porque isso sim é importante ai eu fui lendo,lendo,lendo,lendo, lendo,lendo,lendo,lendo, ai eu comecei a gostar mais e mais de ler e escrever
    NOME:wallace Jr,Filipe nunes

    ResponderExcluir
  23. eu começei a ler ea escrever com 6 (seis) anos, nuncas estudei em uma escola particular.
    eu tive muita dificuldade e muita falta de interesse.
    meus colegas colegas aprederam a ler e a escrever , a e sim eu criei vergonha na minha cara e me interessei e fui aprendendo devagazinho .
    quando começei a ler e a escrever eu gostei muito, eu gostei tanto que eu saia lendo placas e tudo que era palavras .


    ' Quando uma criaça aprende ler, ela entra em um divertido mundo ' O MUNDO DA LEITURA .

    Mikael Castro 8º ano A

    ResponderExcluir
  24. Eu apreidi a ler e escrever com 10 anos e foi com minha professora do reforço.Quando eu não sabia eu dizia que quando aprendesse eu irialer todas as coisas

    Mas deois que eu aprendi eu fiz tudo diferente.Eu não queria ler muito.as vezes eu leio algum livro,mas eu não gosto de muito de ler.

    Bruno Gabriel 8ºano

    ResponderExcluir
  25. eu gosto muito de ler por que quando eu tinha 8 anos foi quando eu aprendi a ler eu queria ler tudo e tanto que quando eu saia com a minha mãe de onibus eu queria ficar na janela do onibus porque eu qeria ler tudo que eu visse mas hoje em dia eu não gosto de ler muito não.
    eu leio as vezes forçadamente por que eu tenho que ler.
    mas resumindo eu gostei muito de ter aprendido a ler e a escrever pois eu aprendi que se agente não souber ler hoje em dia nos não vamos para lugar nenhum.ass:wellington 8ºA manhã

    ResponderExcluir
  26. Bom,eu aprendi a ler quando tinha 6 anos ,e foi uma coisa muito boa que aconteceu na minha vida .
    No começo eu lia livros pequenos e histórias emj quadrinhos ,logo depois fui lendo livros maiores .


    (66'

    Risa Raulino

    ResponderExcluir
  27. Eu comercei a ler na alfabetização aos meus 5 anos de idade. antes eu gostava muito de de ler toda palavra que eu via queria soletrar tudo mas quando eu fui ficando maior estava perdendo o interece mais eu parei para pensar que a leitura e uma coisa muito boa que quanto mais voce ler e melhor tanto para voce quanto para os seus estudos.

    brena 8ºA manhã

    ResponderExcluir
  28. Eu entrei na escola muito pequeno, mas apredi a ler e a escrever muito rápido. Eu lia tudo que via e se possivel escrevia.
    Minha mãe me comprava muitos livros, e eu lia todos e as vezes escrevia. Li cinco vezes chapeuzinho vermelho,três vezes a história da dona melância e muitos outros. hoje já mais velho e mais inteligente não gosto muito de ler mas quando leio não consigo mais parar.............
    é muito bom ler e escrever por isso leia e escreva mais se voe não sabe pessa ajuda e não tenha vergonha se ler errado na frente da turma toda

    VALEU >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    WILGNER8ºA

    ResponderExcluir
  29. __Eu aprendi a ler com 5 anos,eu não sabia muito mais já era o começo.Com o estudo eu aperfeiçoei a leitura.Aprender a ler foi um pouco dificio pra mim porque era muita bagunça na sala de aula como eu era pequeno eu não parava queto na cadeira assim era dificio aprender a ler.Ao passar dos anos fui aprendendo mais eu comesei primeiro juntando as letras e lendo pouco a pouco.eu com 10 anos de idade eu já comecei a ler dicionários, textos,etc.Hoje eu ja leio normalmente sem ploblemas,meus professores me ajudaram muito a chegar a esse ponto...


    @nd3r$on L30n@rd0 8º a

    ResponderExcluir
  30. BOM eu tinha 7anos quando aprendi à ler. as coisas que eu lia eram livros romanticos livros infantis e livros que falavam da palavra de Deus,era muito legal eu me surpriendia com as coisas que os livros me mostravam eu gostava muito de ler nossa eu adorava mas agora eu eu não dou mas valor à ler não, me bate um sono uma dor de cabeça que eu acabo dormindo ou fico cansada e acabo assistindo televisão mas é bom ler voçe consege fazer com que a leitura abra muitas portas no caminho da gente.


    Nayara 8ºA

    ResponderExcluir
  31. Bom, eu não lembro bem quando comecei a ler, mas eu gostava de ler os livros de princesa que tinhasm apenas oito páginas, e quando a história estava ficando boa logo chegava ao fim.Logo depois que percebi que minha leitura havia avançadomuito, decidi mudar um pouco as coisas e ler livros mais avançados.
    Nunca gostei de ler muito, gosto mais de números.Leio apenas para aumentar meu nível de leitura ou quando estou com vontade.Mas uma coisa eu posso afimar, sem a leitura não somos nada !

    Wendy Rarunna . 8°A'

    ResponderExcluir
  32. Eu apredir a ler no jadim 2, na Escola de ensino infantil e fundamental professora edith braga quando eu tinha apenas 5 anos.
    Eu fui aprender a escrever na 1º serie com a professora socorro.
    Eu não gosto de ler por que os outros riem de mim

    Francisco leonardo da silva Rocha 7º ano A

    ResponderExcluir
  33. quando eu aprende a ler e a escrever

    Eu aprende a ler com 8 anos ,quando estava na 1º serie.Foi muito legal,todas as palavras que eu via eu queria ler.Mandava varias cartinhas para minhas amigas e para minha mãe
    Foi muito bom saber que eu já sabia ler,eu me centia a mais esperta de todas ,porque de todas minhas amigas só eu sabia ler.
    Ai eu ficava ajudando a professora a inscinar os outros alunos a ler.Ai depois eu fui me acustumando e agora eu já não gosto muito de ler como antes.


    Flavia aparecida damasceno dos Santos 7ºa

    ResponderExcluir
  34. Aprendendo a ler

    Aos 7 anos, quando tava na primeira série.Foi legal, porque pra onde eu olhava tinha palavras.Então eu pensava:Eu sei ler.E aí me dava uma alegria porque eu sabia ler, e isso significava que eu estava crescendo, não era mais aquela bebezinha de sempre!
    Naquele, tempo era engraçado e divertido porque eu pegava no livro e tentava ler ele todinho, mas eu não conseguia.Então, para melhorar mais a minha leitura, ficava tentando ler todas as palavras que eu via pela frente.E hoje estou aqui, no 7º ano.Sei ler e tudo graças ao meu esforço.Não importa se é ruim, ou se é bom, o importante é que consegui.

    ResponderExcluir
  35. Quando eu comecei a ler e a escrever,eu não demorei muito para aprender.Quando eu ia escrever,minhas letras eram bem grandes e feias e quando eu ia ler gaguejava um pouco mas desarnei logo,meus amigos riam da minha letra mas eu nem ligava pro meus amigos.
    Fui treinando a escrita em cadernos de pauta dupla e fui melorando cada vez mais,e eu lia anuncios,revistas,quadrinhos e fui aprendendo muito e muito mais.
    Hoje,eu erro também só que já aprendi.mais tem vezes que ainda erro.

    Marley Silva Pereira
    7º A.

    ResponderExcluir
  36. Aprendendo a ler

    Aos 7 anos, quando tava na primeira série.Foi legal, porque pra onde eu olhava tinha palavras.Então eu pensava:Eu sei ler.E aí me dava uma alegria porque eu sabia ler, e isso significava que eu estava crescendo, não era mais aquela bebezinha de sempre!
    Naquele, tempo era engraçado e divertido porque eu pegava no livro e tentava ler ele todinho, mas eu não conseguia.Então, para melhorar mais a minha leitura, ficava tentando ler todas as palavras que eu via pela frente.E hoje estou aqui, no 7º ano.Sei ler e tudo graças ao meu esforço.Não importa se é ruim, ou se é bom, o importante é que consegui.

    Graziele Silva Santos 7ºano

    ResponderExcluir
  37. *-* Como foi pra mim aprender a ler *-*

    Por um lado foi muito dificil juntar o ba com o be, o bi com o bo e assim se vai.
    minha mãe só faltava me bater,pois eu era muito preguiçosa.
    Mas por outro lado foi facil,pois quando quero uma coisa eu consigo.E quando eu realmente quis,eu consegui,apesar de ficar com muita dor de cabeça.Eu gostava de ler muitos livros,e muitas histórias.Ah!,eu adorava ler naquele tempo,mas hoje eu já não gosto muito.
    Pois tenho muitas coisas para fazer,o tempo já não é mas o mesmo e ai fica dificil para arranjar um tempo para ler.

    Sandi Rocha 7ºA

    ResponderExcluir
  38. Quando aprendi a escrever eu tinha 5anos .Eu gostava muito de escrever eu gosto muito de escrever .Eu fiquei muito facinado com cada letra e palavra.A primeira palavra que eu fizfoi profesora .O nosso quando eu fiquei na 7º serie eu fui apredendo mais ainda por isso eu gosto de escre

    Wesley Silva Dos Santos 7ºano

    ResponderExcluir
  39. Quando eu tinha 5 anos de idade eu comecei a estudar no colegio Edith Braga a minha professora sandra ela era muito boa eu fazia a alfabetização e ela me em sinou a ler e escrever eu gostei muito.
    Quanto foi um dia que a minha professora passo uma redação para fazer eu para conta uma historia eu contei da Chapeuzino Vermelho a minha professora gostou muito eu so naum sabia muito bota ponto de terrogação virgula e outras coisas.
    Eu gostei muito de aprende a ler e escrever com minha professora Sandra eu gostava muito dela mais ela foi embora para São Paulo.

    Jane Francy 7º ano A

    ResponderExcluir
  40. eu gostei muito de partecipa foi muito bom

    ResponderExcluir
  41. ' Bom, quando eu comecei a ler e a escrever eu era muito jovem , tinha uns 5 anos ou 6 anos de idade, não lembro bem, mais era tudo tão complicado, mais sempre tinha ajuda da minha mãe, e foi com ela que eu aprendi a ler, certo que os professores também ajudavam, mais ela foi a pessoa que todos os dias da minha vida vem me ajudando. Dias , noites, messes e anos. é tudo tão fantastico, sempre tinha brincadeiras, de historias de conto de fadas que sempre me ajudava muito, juntava letras por letras. Como bola, casa, coisas ''DIFICIL'' que hoje em dia é facil. Foi fantastico quando eu li meu primeiro livro, e assim por diante sempre gostei de ler historias principalmente historinhas de conto de fadas. Que hoje em dia me fez mudar de ideia para ler historias de grandes escritores. bom foi isso, assim que eu comecei a ler e a escrever.


    Paula Gislaine. 7ºA

    ResponderExcluir
  42. Não me lembro com quantos anos eu comecei a ler .
    Mais eu me recordo bem que quando eu aprendí tudo o que eu via que tinha letras eu tava lendo.
    Nossa,no começo é uma sensação tão única,a gente fica tão feliz,pelo o simples fato de ter aprendido a ler .
    Meus pais ficaram super orgulhosos de mim,afinal, que pai não ficaria .
    E hoje em dia ainda gosto muito de ler .

    Grazyelle Alves De Queiroz 9º B

    ResponderExcluir
  43. FALANDO SERIO EU NAO GOSTO DE LER,MAS QUANDO EU APRENDENDO EU APRENDI A LER, MEU PAI SEMPRE MI AJUDAVA E SEMPRE QUE EU ERRAVA UMA PALAVRA LEVAVA UMA CHINELADA OU SINTURAMZADA MAS ACABEI ME ACOSTUMANDO HOJE EU NAO GOSTO DE LER MUITO POR QUE SEMPRE QUANDO ESTOU ESTUDANDO EM CASA MINHA MAE SEMPRE MANDA EU FAZER ALGUMA COISA DENTRO DE CASA,ENTAO EU PERCO MINHA CONSENTRAÇAO É E POR ESSE MOTIVO QUE EU NAO GOSTO DE LER EM CASA,E POR ESSE COSTUME DE NAO LER ACABO NAO TER HABITO DE LEITURA, MAS MEU PAI SEMPRE ME ENCINA E O UNICO TEMPO QUE EU PEGO MEU CADERNO DE LEITURA PARA LER

    KILVIA LARISSA FRANCALINO VITORIA 9ºB

    ResponderExcluir
  44. No começo de tudo tinha vergonha porque não sabia ler e escrever,me esfossava,me dedicava, passava de hora em hora olhando para o livro.
    Quando aprendi a ler tudo ficou mais façio,tudo que via eu lia,nao deixava de ler por nada.O tempo foi passando e me dedicava mais e mais ao passar do tempo.
    Um dia repeti de ano, fui me desanimando com os estudos,não fazia mais nada a não ser me criticar por uma coisa que eu nao consegui.
    Na 5º série vi que o que eu estava fazendo nao era correto e que eu precisava dos estudos para ser alguem na vida,hoje eu faço o 9º ano,reconheçi que eu nao estou me dedicando muito aos estudos, pretendo melhorar mais e mais.
    Vou conseguir recuperar o tempo perdido e estudar e nao perder mais tempo na vida e sim conseguir um futuro melhor.

    Milena Sousa 9º ano B

    ResponderExcluir
  45. Como Começei a escrever
    não me lembro pois faz muito tempo e eu aprendi a ler muito fácil até hoje(eu acho),e quando eu pegava ônibus eu tentava ler tudo que aparecia pela frente e nem sempre eu conseguia ler tudo que aparecia.Daí em frente continuei lendo e gosto muito.

    Nome:Walter Mateus Bezerra Néry
    Série:9°B

    ResponderExcluir
  46. Eu começei a ler com 5 anos.No começo eu só soletrava as palavras,mais a partir dos meus 6 anos eu já lia bem,e as professoras ficavam impressionadas...Eu sempre tive essa fasilidade de ler e escrever,mais quando é para ler em publico eu meio que enrolo um pouco as palavras,mais quando eu ensaio me saio um pouco melhor.Nada na vida é fácil,mais com um pouco de esforço se saimos bem...é bom sempre praticamos a leitura para falarmos direito e aperfeiçoarmos nossa fala...
    Paloma Shelman 9ºB

    ResponderExcluir
  47. No dia que minha mãe disse que ia me por na escola eu não gostei pq era pra estudar de manhã e no dia que ela mim levou nunca tinha pensado que ia gosta da escola e da diretora que era como uma tia de verdade ,entrei nessa escola sem saber ler e nem escrever adorava minhas professoras mais ela foi a pessoa que mem essino a ler e escrever , quando ela mem enssino a ler e escrever ficava ate era como se fosse um reforço pq era so depois das aulas pq minha mae sempre chegava atrasada...
    Jéssica Brenda de Souza Costa
    9 B tarde

    ResponderExcluir
  48. MINHA LOUCA PAIXÃO POR LEITURA

    NÃO ME LEMBRO DO DIA,DO MÊS E NEM DO ANO,SÓ ME LEMBRO QUE QUANDO ENTREI NA ESCOLA TODOS PERCEBIAM QUE EU NÃO ERA MAIS UMA GAROTA NO MEIO DE MUITAS E SIM A GAROTA,QUE SEMPRE VINHA SE DESTACANDO EM TODAS AS MATÉRIAS.
    TODOS OS DIAS QUANDO CHEGAVA DO COLÉGIO APÓS ASSISTIR AO ANIME 'OS CAVALEIROS DO ZODIACO',PEGAVA LOGO MEU CADERNO PARA FAZER AS ATIVIDADES DE CASA,SEMPRE COM MINHA MÃE DO LADO PARA ME AJUDAR.
    DEPOIS DE FAZER MINHAS ATIVIDADES,SEMPRE PEGAVA OS LIVROS PARA LER,E AS PALAVRAS QUE NÃO ENTENDIA EU PEDIA PARA MINHA MÃE LER E DEPOIS EU REPETIA.
    AOS OITO ANOS DE IDADE MINHA MÃE ME DEU UMA COLEÇÃO DE LIVROS CHAMADA'MAMÍFEROS.'DEPOIS DE LER PERCEBI QUE NÃO GOSTAVA DAQUELE TIPO DE LIVRO.
    MAS AOS NOVE ANOS GANHEI UM MANGÁ JAPONÊS CHAMADO'FUSHIGI YÛGI' QUE TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS SE CHAMA 'BRINCADEIRA MISTERIOSA'.DESDE ENTÃO DESCOBRI QUE AQUELE ERA O TIPO DE LIVRO QUE EU GOSTAVA.
    DEPOIS DE LER AQUELA HISTÓRIA,QUE FALA DE DUAS GAROTAS QUE ENTRAM EM UM LIVRO E DESCOBREM QUE SÃO A REENCARNAÇÃO DE DUAS DEUSAS DE TRIBOS INIMIGAS.E ACABAM SE APAIXONANDO PELO MESMO HOMEM.E ENTÃO EU NÃO PAREI DE LER.
    COMECEI Á COLECIONAR MANGÁS DESSA SÉRIE,SENDO QUE HOJE SÓ FALTA O NÚMERO UM DESSA SÉRIE DE REVISTAS.
    MAS ALÉM DE MANGÁS JÁ LI VÁRIOS OUTROS LIVROS COMO:O AGITO DE PILAR NO EGITO,QUE FALA DE UMA MENINA QUE SE DIVERTE COM SUA IMAGINAÇÃO FÉRTIL.O CRIME DO PADRE AMARO,MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS,O QUINZE.ALÉM DO LIVRO LAÇOS DE FAMÍLIA,QUE SÃO VÁRIOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR,ENTRE OUTROS LIVROS.
    E SINTO QUE ESSA MINHA LOUCA PAIXÃO POR LIVROS NÃO PARA POR AQUI,POIS NÃO CONSIGO ME CONTENTAR EM ENTRAR EM LIVRARIAS E SAIR SEM NENHUM LIVRO.
    FOI LENDO VÁRIOS TIPOS DE LIVROS QUE DESCOBRI QUE PODEMOS GOSTAR DE VÁRIOS TIPOS DE LITERATURA.POR EXEMPLO,A MESMA GAROTA OTAKU E ROQUEIRA GOSTA TAMBÉM DE CLARICE LISPECTOR.
    É BEM COMPLICADO FALAR DISSO,MAS NÃO IMPORTA A TRIBO QUE VOCÊ FREQUENTA,VOCÊ SEMPRE VAI SE IDENTIFICAR COM UM TIPO DE LITERATURA,SEJA ELA QUAL FOR.

    Katarina Mariano Galdino 9ºB

    ResponderExcluir
  49. Eu aprendi a ler com 6 anos mais ou menos , fazia de tudo pra ler mais e depois que aprendi nunca mais quis saber disso .. não sabia o quanto era tão chato , certos livros são pessímos .. e acho que ainda não encontrei o livro certo que me faça muda de opnião .. enquanto isso não muda continuo achando a mesma coisa ..

    Camila 9°-B

    ResponderExcluir
  50. - MEU NOME É CAIO, APRENDI A LER FAZ UM BOM TEMPO, NÃO ME LEMBRO MAIS OU MENOS QUANDO MAIS FAZ TEMPO. NUNCA LI, UM LIVRO INTEIRO, TBM NUNCA DEU VONTADE. SEMPRE GOSTEI DE LER, E DE ESCREVER.
    9º A - MANHÃ !

    ResponderExcluir
  51. - eu sou lucas, começei a ler com 4 aninhos de idade. gosto muito de ler, responder & reler. pra mim a leitura e um dos fatores mais importante para o aprendizado.
    - 9·º A - MANHÃ

    ResponderExcluir
  52. NÃO LEMBRO EXATAMENTE DIA MÊS ANO E PRINCIPALMENTE COM QUANTOS ANOS APRENDI A LER MAS,SEI QUE SEMPRE FUI INTERESSADA POR LEITURA,PRINCIPALMENTE QUANDO GANHEI DA MINHA MÃE 2 CONJUNTOS DE LIVRINHOS 01 DE HISTORIAS BIBLICAS E 01 DE HISTORIAS DE CONTOS DE FÁBULA QUE POR ACASO GOSTEIIIII MUITO. ENTÃO DAÍ DESPERTEI MAIS PELA LEITURA.

    Eduarda 9°A

    ResponderExcluir
  53. Comecei a Ler com os meus 6 anos. Foi uma coisa muito interessante que aconteceu na minha vida. Eu achava muito engraçado pois não podia ver uma letra que já queria ler.
    Com isso eu aprendi que a leitura nos favorece um ótimo conhecimento para um bom aprendizado.

    Karine Alves
    9ºA Manhã

    ResponderExcluir
  54. A leitura
    Olá sou Ana Beatriz vou contar o melhor acontecimento da minha vida.
    Eu tinha 5 aninhos quando foi conhecer uma escola de um pequeno bairro chegando lá me deparei com muitas crianças dentro de uma sala de aula. Então, percebi que eu também queria estar ali como eles. Perguntei para a minha mãe se ela poderia me colocar em um colégio. No outro dia fomos até outra escola e ela fez minha matrícula. Fiquei super animada. Então, com o passar do tempo, eu fui aprendendo a ler e a escrever. Quando passava pelas ruas ficava lendo alto para todos perceberem que eu que estava lendo. Foi uma felicidade para mim e para meus pais. Eu queria escrever tudo, sempre. Fiquei com mais vontade de ler e aprender mais e mais espero que todos tenham sentido esse prazer enorme.

    ResponderExcluir
  55. Quando eu estava aprendendo a ler e escrever eu gostava muito de ler hitorias em quadrinhos ler placas de anuncio jornais e todos os nomes que via pela frente



    nome:Duylio Cunha dos Santos
    serie:9 ano

    ResponderExcluir
  56. Eu não lembro exatamente quando comecei a ler, mais lembro quer tive muita dificuldade para aprender a ler mais gostei muito dessa esperiência de aprender a ler,isso fez com que eu me aprofundasse cada vez mais no mundo da leitura por isso gostei da experiencia!



    Camila Cris 9° A

    ResponderExcluir
  57. O dom de ler
    Quando eu fazia a alfabetização eu aprendi a escrever o meu nome,e só depois que eu aprendi a ler.Eu não sou muito chegado em lermas gosto muito de turma da monica.O primeiro livro que eu ganhei e li foi o livro as 20.000 léguas submarinas e mesmo assim eu continuosem gostar de ler.A miha mae sempre falou que se eu ler mais livros vou escrever melhor mas mesmo assim eu nao gosto de ler.
    David Robson 9ºA

    ResponderExcluir
  58. Uma emoção para mim,uma grande diversão,aprender a ler era mesmo maravilhoso.
    Quando tinha 6 anos a grande alegria começou era aula de português, e era ali que eu ia aprender a ler.
    Lembro que logo depois de aprender adorava ler livros de piadas.Sitio do picapau amarelo de Monteiro Lobato e revistas em quandrinho,o livro so sitio era realmente uma aventura magica,tudo de bom,sempre que lia uma pagina mim imaginava como um personagem da historia.
    Depois de alguns anos a leitura nao era mais um encantamento ,pois conheci a famosa internet , uma coisa divertida, cheia de novidades realmente de mais , mas nao parei de ler , pois passei a ler as coisas que lia na internet , mais divertido , mas nao substitui um bom livro.
    Aprender a ler é aprender as coisas boas da vida, e ta sempre antenada no mundo, aprender a ler é realmente magico.

    Lainara Lima 9° A

    ResponderExcluir
  59. Começei a ler com os meu 6 anos,era tudo uma maravilha,mais depois que o tempo passou eu gostei mais ainda.Pois comecei a ler livros de romances,comédias e livros infantis,a leitura so mim trouxe muitos conhecimentos e alegria nos estudos.

    Samya Morais
    9ºA Manhã
    SKE

    ResponderExcluir
  60. Quando eu estava prendendo a ler e escrever eu gostava muito de ler tudo o que eu via pela frente e principalmente historias em quadrinhos

    ResponderExcluir
  61. Eu aprendir a ler com 6 aninhos de idade , tive muita dificuldade para aprender a ler, mais gostei muito apesar das dificuldades gostei muito!





    Kelvia Bruna!

    ResponderExcluir
  62. No começo dos meus estudos aos meus 6 anos,nas aulas de portugues,aprende a ler,no começo foi uma maravilha,totalmente magico,mais depois de uns anos não era assim tão maravilhoso,pois conheci outras coisas que eu achava mais divertidas.



    Iris Rabelo 9° A

    ResponderExcluir