sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MISTÉRIO? MISTERIOSO AMOR

Mistério? Misterioso amor

Minha neta e eu conversávamos:
─ Nona, a gente implica com o modo de vocês falarem. São sempre donos da bola. Este passa para aquele, pronto, e não dão vez para os calouros. A gente pode errar no chute, não pode? Todos acertam? Até mesmo o rei errava, o Pelé. Diga com franqueza, vocês, os coroas, são donos da verdade? Não erram nunca?
─ Já que você falou comigo com tal franqueza, também quero ser leal. Não somos donos da verdade. Absolutamente.
─ Ufa, até que enfim. Pô, pelo menos um veterano perde a bola e reconhece sua falha!
─ Como vocês, nós também temos nosso ponto de vista, muitas vezes divergente, e eu cheguei a uma conclusão.
─ Qual, nona? Vamos ver se bate com a minha.
─ Há três correntes neste mundo redondo como uma bola.
─ Pô, explica melhor, minha cuca está fundida.
─ Tome nota, primeira corrente a dos conservadores, daqueles que sentam comodamente e dizem: daqui não saio, daqui ninguém me tira.
─ Essa é a dos coroas.
─ Não somente nossa, é de todos aqueles que usam viseira como os burrinhos das caçambas. Da segunda corrente, a maior, dela fazem parte os "Maria vai com as outras". Você diz "a" e eu confirmo com a cabeça, nem preciso abrir a boca. Pensar? Por quê? Se meus amigos pensam por mim.
─ Puxa, nona, você tem razão, sabe? O colégio tá cheio dessas "Marias" que ficam na turminha escutando e tão sempre do lado daqueles cujo papo é maior. E a terceira? Essa nem posso imaginar. Que corrente será essa?
─ É formada pelos que se questionam, que procuram encontrar o caminho, a chave do tesouro. Estou acomodado? Estou me renovando? Estou buscando a verdade ou aceitando aquilo que me propõem como sendo? Tenho coragem de sair conscientemente do aquário, da gaiola? Tomar conhecimento de que nosso mundo é grande, percorrê-lo. E parar; me abrir, dar-me possibilidade a novas ideias, mas...
─ Daí, nona, já vem o conselho, né?
─ Não, a conclusão, isto sim, do que falo. Posso ou não posso concluir? Virge! Você quer é dar porretada na cabeça dos coroas. Isso também é preconceito, sabe?
Ela dá risada.
─ Não é você que afirma: gato escaldado tem medo de água fria?
─ Isso é verdade em parte. Acontece que nem todos, e nem sempre se emendam.
─ Ora, nona, o que a gente não gosta mesmo é de ouvir falar assim: faça isso, faça aquilo, isto tá errado, isto tá certo. Pô, deixem a gente fundir a cuca, né? Depois conserta ela.
─ Sim, às vezes, outras vezes acontece como aconteceu com minha panela de pressão.
─ Que aconteceu com ela?
─ Fundiu tanto que não teve conserto, desmantelou toda.
Ela ficou pensativa, devia estar solucionando.
─ Uma última questão: é, o diálogo é importante, deve mesmo ser a chave do segredo.
─ Naturalmente - completo a ideia -, o homem tem sua força oculta, seu poder de subir à tona, de dar um pulo e escapar do carro, mas, às vezes, tudo isso falha; quantas garotas por aí sem encontrar finalidade na vida que levam.
─ Mora, nona, vou sacar o assunto. Depois a gente conversa, tá? Tchau, bacana o que você disse.
MOTT, Odette de Barros. Mistério? Misterioso amor. In.: PRATES, Marilda. Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa: reflexão e ação. São Paulo: Moderna, 1998.

1)     Quem é a personagem que narra o fato? Comprove com uma frase do texto.
2)     A neta diz: "Até mesmo o rei errava..." O que se infere desse pensamento?
3)     O que os jovens também têm, segundo o texto?
4)     Durante o diálogo, a neta se mostra "aberta", sem preconceito? Comprove com uma frase do texto.
5)     Que características você acredita que apresentam os conservadores?
6)     Quais as principais características dos "Maria vai com as outras"?
7)     Que nome você daria aos que pertencem à terceira corrente?
8)     Quem são "Aqueles cujo papo é maior"? São os donos da situação, os que falam muito ou, finalmente, os que sabem falar? Escolha sua resposta, enriquecendo-a com uma justificativa.
9)     A expressão "sair do aquário, da gaiola" pode ter três forças significativas: libertar-se, crescer, ter novas ideias. Qual delas lhe parece a mais sensata e correta? Por quê?
10)  Nona usa uma comparação para o "conserto da cuca". Indique-a.
11)  Qual a chave do segredo entre os veteranos e os calouros?
12)  A neta aceita as ideias da avó sem contestá-las? Comprove sua resposta.
13)  É provado que os veteranos, através de suas atitudes, cerceiam a liberdade dos calouros? Retire um exemplo do texto que comprove ou não essa posição.
14)  Sobre as características da avó, responda aos itens abaixo e a cada resposta dada, cite uma ou mais frases do texto que justifiquem sua opção e opinião.
a)     Ela é uma pessoa sensível?
b)    Sabe ouvir ou demonstra prepotência?
c)     Mostra-se inteligente e comedida?
d)    Ou é uma pessoa indiferente, que não se preocupa com os outros?
e)     Lealdade e franqueza fazem parte de sua personalidade?
f)     É careta ou amiga e maleável em suas ideias?
15)  Agora, responda às perguntas sobre a neta, não se esquecendo de justificar com fragmentos do texto.
a)     É uma moça questionadora, demonstrando ter senso crítico?
b)    Ou é impulsiva, demonstrando fraqueza?
c)     É preconceituosa ou inteligente para ouvir e tirar a força das palavras que lhe podem ser úteis?
16)  Em sua opinião, os jovens sempre têm razão?

17)  Você concorda que os mais velhos sempre têm razão pela experiência e sabedoria de vida?

18)  Você acredita que muitos pais se agarram às suas fórmulas intocáveis e não admitem o diálogo?

19)  Alguns pais se sentem "desatualizados" e renunciam tomar qualquer iniciativa, aceitando passivamente todas as imposições dos filhos?

20)  Existem filhos que se submetem ao “modus vivendi” que lhes é imposto?

21)  Há os jovens que contestam toda e qualquer iniciativa dos pais?

22)  Há pais e filhos que descobriram a "chave do segredo": o diálogo e o respeito à individualidade de cada um?

23)  Todo homem tem a sua força oculta. Que força é essa?

24)  O que é o diálogo? Responda e argumente cada item, justificando seu posicionamento.

a)     É o direito de impor aos outros as suas ideias.
b)    É um monólogo, em que só um tem o direito de falar, sem ter o dever de ouvir.
c)     É uma abertura interior, em que procuramos ouvir e temos o direito de manifestar nossa opinião.

25)  Você se posiciona criticamente diante de sua lógica ou se julga "dono(a) da verdade"?

26)  Você acredita que está havendo diálogo quando os pais dizem "Mais tarde você vai entender" e os filhos rebatem, dizendo "Isso é caretice"? Justifique.

27)  De que os jovens não gostam nos velhos?

28)  Como você considera os conselhos das pessoas mais velhas? Justifique.

29)  O que você entende por renovar-se?

30)  De acordo com o que diz o texto, em qual das três "correntes" você se enquadra? Por quê?

31)  A partir do texto:

a)     A que conclusão você chega sobre o relacionamento entre jovens e velhos?
b)    Que conselho você daria a um jovem considerado rebelde?

32)  Explique o sentido dos fragmentos abaixo.

a)     São sempre donos da bola.
b)    Pelo menos um veterano perde a bola e reconhece sua falha.
c)     Não dão a vez aos calouros.
d)    ... dela fazem parte os "Maria vai com as outras".
e)     ... procuram encontrar a "chave do tesouro".
f)     "Gato escaldado tem medo de água fria."
g)    Vou sacar o assunto.
h)     Minha cuca está fundida.

33)  Substitua as palavras destacadas por sinônimos ou expressões sinônimas.

a)     Diga com franqueza.
b)     Há três correntes neste mundo...
c)      Corrente dos conservadores.
d)     Estou me renovando?
e)      Isso também é preconceito, sabe?
f)      Ela ficou pensativa, devia estar solucionando.

34)  Recorra ao dicionário e procure o significado para as palavras conselho e conclusão. Em seguida, para mostrar sua aprendizagem, forme frases com as duas palavras, fazendo-as adquirir força na mensagem.

35)  Com os antônimos das palavras abaixo que você vai encontrar no texto, forme frases.

a)   Acertar
b)   Desleal
c)   Menor
d)   Fechar
e)   Nega
f)    mentira

36)  Observe como uma palavra pode ter significados diversos, dependendo da frase em que se encontre.

coroa:
                        velho (na gíria);
                  • grinalda;
                        • de louros - a vitória;
                        • de espinhos - tormento;
                  • superfície plana entre dois círculos concêntricos.

A isso chamamos polissemia.

Forme duas frases em que a palavra coroa tenha sentido diferente.


4 comentários:

  1. eu quro o resumo do livro

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que me enviassem o gabarito. a atividade e muito boa mas seu o gabarito complica.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria q me mandassem o gabarito pfvr

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria do gabarito das questões para mim corrigir se alguém poder me manda

    ResponderExcluir